Bem vindo(a) a exposição virtual
Mulheres Pretas de POA
Histórias do passado, presente e futuro
Sobre a exposição
Mulheres Pretas de POA
O Dia da Mulher Negra é comemorado em 25 de julho e foi instituído pelo governo do Brasil pela Lei nº 12.987/2014. A data do Dia da Mulher Negra foi inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha (dia 31 de julho), criado em julho de 1992. O Dia da mulher negra é comemorado desde o início do século XXI.
A população negra marcou sua presença nos espaços centrais da cidade de Porto Alegre, seja através da expressão cultural, da moradia ou do comércio, constituindo o que hoje se reconhece como territórios negros. As quitandeiras exerciam seu comércio em espaços públicos, entre os quais a atual Praça da Alfândega e, com os rendimentos de seu trabalho, podiam comprar sua liberdade e a de seus parentes. A memória e o legado dessas mulheres sobrevivem através da oralidade e da literatura de outras tantas mulheres que emprestam suas vozes para o dom de contar histórias.
A exposição “Mulheres Pretas de POA” celebra e homenageia mulheres negras que estão vinculadas a trajetórias importantes de representatividade étnico-racial na construção de Porto Alegre, seja no passado ou presente. Nesse sentido, o objetivo da exposição é propor uma nova abordagem para a leitura do acervo documental do AHPAMV, cujas vozes das mulheres negras estejam em evidência. Para tal, a exposição contará com fontes do acervo e biblioteca, além de entrevistas de mulheres negras pioneiras em diferentes ofícios em Porto Alegre.